Documentário | Muito Além do Cidadão Kane

Muito Além do Cidadão Kane é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993, que mostra as relações e influências sombrias no poder do Brasil e que foi censurado pela justiça Brasileira.

Muito Além Do Cidadão Kane - brasil

A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas manipuladoras e formadora de uma opinião ignorante.

O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos da América. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme.

O documentário foi transmitido pela primeira vez em setembro de 1993 no Canal 4 do Reino Unido. A transmissão foi adiada em cerca de um ano, pois a Rede Globo contestou, baseando-se em leis britânicas, os produtores de “Muito Além do Cidadão Kane” pelo uso sem permissão de pequenos fragmentos de programas da emissora para fins de “observação crítica e de revisão”.

Durante este período, o diretor Simon Hartog morreu após uma longa enfermidade. O processo de edição do documentário foi assumido por seu co-produtor, John Ellis. Quando pôde ser finalmente transmitido, cópias do documentário foram disponibilizadas pelo Canal 4 ao custo de produção. Muitas dessas cópias foram enviadas ao Brasil através da comunidade brasileira residente na Grã-Bretanha e a Rede Record comprou os direitos de transmissão exclusiva por US$ 20 mil do produtor John Ellis.

 

Pergunto-me: Porque será que a Rede Record, até hoje não transmitiu massivamente esse material (“arma”) que tem em mãos, para derrubar sua maior rival?

Talvez seja porque o dono da Rede Record é o Pastor Edir Macedo, proprietário da Igreja Universal do Reino de Deus.

Igreja do Reino de Deus ou dos hipócritas e enganadores, comerciantes da fé, sacerdotes do valores, Missionários ou Mercenários? (deixo esse tema para outra postagem, para não alongar demais esta matéria).

 

Veja o documentário Muito Além do Cidadão Kane e entenda parte do processo de manipulação e do porque a Rede Globo é única emissora que não mostra as manisfetações e movimentos contra Renan Calheiros e sua volta ao poder do Senado brasileiro.

A primeira responsabilidade da imprensa é a precisão e a verdade. O grande problema na América Latina é a concentração na mídia.

Há seis famílias que controlam 70% da imprensa no Brasil (não estamos falando só da Rede Globo), mas o problema é muito pior em vários países. Na Suécia, 60% da imprensa é controlada por uma editora. Na Austrália, 60% da imprensa escrita é controlada por (Rupert) Murdoch. Por todo o planeta, existem repórteres espalhados estrategicamente representando suas emissoras e propagando as informações mundiais… então talvez a fabrica máfia de manipulação e ignorantização de mentes, vá muito além de nossos conhecimentos, pois entramos em escala mundial.

 

Portanto, quando falamos em liberdade de expressão, temos de incluir a liberdade de distribuição, uma das coisas mais importantes que a internet nos deu.

Sem liberdade não há informação

Advertisements

About Grupo CurArte

"A vida é como uma Corda Bamba, onde para atravessa-la com segurança, basta olhar para um ponto de LUZ fixo e distante a sua frente, concentrar-se, acreditar que consegue chegar e começar a caminhada.... No caminho virão desequilíbrios, balanços e tropeços, quedas, pulos e saltos... mas se fores determinado, tiver fé e colaborativismo com seus semelhantes, chegarás com muitos méritos até o ponto estabelecido por você... E lembre-se sempre de voltar até o ponto inicial, para ajudar na jornada de quem vem logo atras na caminhada..."

Posted on February 25, 2013, in Contra o Sistema! and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. 7 Comments.

  1. Daniel, só vou discordar de vc em um ponto. É quanto ao Renan Calheiros. Para mim também estava passando batido. Por que não fizemos o mesmo antes com o Sarney? Na verdade é o contrário. A Globo e setores da direita brasileira não tem interesse no Calheiros que é uma espécie de barganha com esta infame e antiga estrutura de poder pelo pt para que possa governar e aprovar seus projetos, muitos deles bons para o povo no médio e no longo prazo. Infelizmente acabamos por fazer campanha para estes mesmos que estamos denunciando e criticando. Setores da direita brasileira não querem o Renan Calheiros, querem um dos seus ou outro mais alinhado que não dê mais poder para o governo atual se firmar ainda mais no poder e que não é apenas por simples assistencialismo. Para ilustrar isso basta ver que a Globo e seus veículos estão batendo sim no Renan. É claro que tanto ele quanto o Sarney e todos do tipo não deveriam nem estar no Brasil mais. Porém há um xadrez complexo sendo jogado. Melhor seria se não fossemos (coletivamente) apenas levado por ondas de campanha do interesses de globos e partidários e déssemos sempre o nosso não àqueles que não merecem estar lá até que alguém de valor possa nos representar com maior propriedade. Infelizmente ainda não estamos neste nível de consciência e esclarecimento.

  2. Vale a pena conferir este também:

  1. Pingback: TV = Lavagem Cerebral | Projeto Corda Bamba

  2. Pingback: A estratégia de manipulação da mente | Projeto Corda Bamba

  3. Pingback: Criança – A alma do negócio | Projeto Corda Bamba

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: