Relevância do figurino para a performance

É interessante pensar sobre a relevância do figurino para a performance. Qual sua função? O que se busca com ele? O que pode se conseguir com ele? As perguntas e respostas não tem fim.  Podemos começar dizendo que “espetáculo não é figurino, não é cenário, não é ator, não é diretor, não é texto, não é poesia, não é nada! É o espetáculo, um todo conjunto” ( Gianni Ratto). Todos os elementos compõem juntos a performance. Um figurino que não tenha sido pensado pode gerar confusão nos expectadores. Como por exemplo, a interpretação do ator sendo alguém introvertido e tímido com uma roupa super extravagante, a não ser que tenha uma razão lógica no texto e no conceito do figurinista um figurino assim prejudicaria a performance como um todo.

Como já tratei anteriormente aqui no blog, foi-se atribuindo ao figurino a função de possibilitar a primeira significação do personagem, ele é a primeira informação que o expectador tem acesso, se tornando essencial para a apresentação artística. O figurino, por identificar mais facilmente a personagem, é o responsável mais direto por dar a medida das sensações, opiniões e postura da personagem.

“O figurino exerce a função de complementar e enriquecer as personagens. Por ser um atributo visual, ele materializa personalidades e carrega mensagens que muitas vezes não são ditas através de diálogos”. ( Carolina Puccini em Traje de Cena)

Para Carolina Puccini, sem um bom figurino o resto não se sustenta, tanto no cinema como no teatro.

Advertisements

Posted on July 2, 2014, in Uncategorized. Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: